A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.

Paulo Freire


**********************************************
Ola Alunos!!!

Neste novo tópico do Blog, estarei postando links interessantes, vale a pena dar uma clicada.

Luzinete


***********************************************
Escola Multimídia

http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/tecnologia-na-educacao/3972


***********************************************

Conheça os 10 erros imperdoáveis cometidos num estágio


http://www.universia.com.br/carreira/materia.jsp?materia=15396

***********************************************


Aos alunos Estagiários e Aprendiz da JUCO

Esta semana encerrei minhas atividades na Juco e deixo aqui uma mensagem a vocês que fizeram parte do meu cotidiano ao longo desses 3 anos.

Foram 3 anos de troca contínua, pois se ensinei, também aprendi muito.

Estou ciente de que cometi falhas e, estou me empenhando para corrigi-las.

A vocês alunos desejo sucesso e felicidade!!!!

Para aqueles que buscam o aprender, continuarei postando aulas e matérias no Blog, o objetivo principal é o de ajudar a esclarecer dúvidas e levar o conhecimento de matérias interessantes.

Felicidades

Luzinete

www.youtube.com/watch?v=GX5WFklNcCk

09 de setembro de 2010.










sábado, 10 de julho de 2010

EXCEL - AULA 3

REFERÊNCIA ABSOLUTA E RELATIVAS
O que é?

Quando trabalhamos com planilhas no Excel, geralmente usamos nas fórmulas e funções o endereço da célula para identificar uma célula ou um conjunto de células que iremos trabalhar. Neste caso o endereço de tais células é a referência que segue o padrão de identificação linha e coluna (A15, C4, L2C4, L23C14 etc) e orienta o Excel a procurar os valores que você deseja utilizar. No Excel existem três tipos de referências: a referência relativa, a referência absoluta e referência mista.

A principal diferença entre referências relativas e absolutas está no fato de que no caso da referência relativa, o Excel altera as referências de células presentes numa fórmula quando ela é copiada ou movida. Esta alteração procura ajustar a fórmula a nova localização na planilha. Já no segundo caso, quando você move ou copia uma fórmula com uma referência absoluta, o endereçamento de célula não se altera, mantendo exatamente como ela aparece na fórmula original. A referência absoluta é caracterizada pela presença de cifrões diante da letra da coluna ou do numero da linha ($C$4).

Com relação às referências mistas, estas são utilizadas quando se pretende fixar apenas a coluna ou a linha de uma determinada célula, como por exemplo, em C$3, em que a coluna é relativa e a linha é absoluta.

Outra maneira de mudar o tipo de referência no Excel é por meio da tecla F4. Em vez em escrevê-lo manualmente, no momento em que as células referencias forem incluídas na fórmula, pressione a tecla F4 para que os diferentes tipos de referências apareçam.

Alça de Preenchimento

A alça de preenchimento é um pequeno quadrado preto localizado no canto inferior direito da célula selecionada ou intervalo de células (faixa). Utilizada para a automatização de processos no Excel como duplicação (cópia e atualização de referência de fórmulas), criação de seqüência de valores numéricos ou de texto e preencher, limpar, inserir e excluir intervalo de células.

Muitas vezes você utiliza seqüências de texto (como Janeiro, Fevereiro, Março; ou segunda-feira, terça-feira) ou seqüências numéricas (como 1, 2, 3,4; ou 2003, 2004, 2005). Em vez de inserir manualmente os valores, podemos empregar a alça de preenchimento para criá-los automaticamente. Veja como essa ferramenta funciona:

1. Para uma seqüência de texto, selecione a primeira célula do intervalo que deseja usar e digite o valor inicial. Para uma seqüência numérica, entre com os dois primeiros valores da série e selecione ambas as células.

2. Posicione o ponteiro do mouse sobre a alça de preenchimento. O ponteiro mudará para o símbolo de adição (+).

3. Clique e arraste o ponteiro do mouse até a borda até o intervalo de células que se deseja preencher.

4. Libere o botão do mouse. O Excel preencherá o intervalo de células com a seqüência definida.

Quando você libera o botão do mouse após usar o AutoPreenchimento, o Excel não apenas preencherá o intervalo de células com a seqüência, mas também exibirá a Marca de AutoPreenchimento. Para ver as opções mova o ponteiro do mouse sobre o ícone de AutoPreenchimento e clique na seta que aponta para baixo do menu deslizante. As opções exibidas dependerão do tipo de sequencia que você criou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário